Funcionárias do Hospital de Clínicas têm dia especial de cuidados proporcionados por doulas


Nesta terça-feira (8), data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, as funcionárias do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) receberam cuidados oferecidos pelas doulas voluntárias do Centro Gestacional Harmonia pela Vida.

Das 8h30 às 15h30, a sala onde funciona o Núcleo de Educação Permanente Humanizada (NEPH) foi transformada em um espaço de acolhimento e relaxamento, onde as funcionárias do HCSS puderam receber Quick massagem (cadeira), massagem corporal (maca), massagem nos pés e escalda pés relaxante, Reiki e consulta de aromaterapia e sinergia personalizada com cremes e óleos essenciais.


Participaram da ação doze voluntárias, entre doulas e terapeutas, que atenderam 33 funcionárias do HCSS.


A atividade, segundo a Enfermeira Obstetra e Doula Carla Bruço, teve como objetivo proporcionar cuidados a quem cuida. “No Dia da Mulher, quisemos presenteá-las com as práticas integrativas e complementares do SUS, promovendo o bem-estar das mulheres que tanto se dedicaram à população e aos pacientes durante a pandemia”, diz.


As práticas integrativas são realizadas há dois anos no Centro Gestacional, por 50 doulas voluntárias formadas pelo curso de Doulas do SUS, oferecendo benefícios para mães, filhos e sociedade. “Todos temos momentos de esgotamento mental, físico e emocional, e precisamos parar, nos cuidar. A mulher se doa muito, é consumida pela rotina, e quando percebe, está esgotada, e precisa ser acolhida”, diz Carla.


Uma das coordenadoras da ação, a enfermeira do NEPH, Darlete da Cruz Souza, recebeu as práticas de Reiki e escalda pés e achou a experiência maravilhosa. “Senti alívio, leveza e alegria. Não paramos em nosso dia a dia para autocuidado, e em pouco tempo nos traz tantos benefícios, bem-estar”, conta.

A técnica de enfermagem Janaína Garbin recebeu massagem relaxante e Reiki e se sentiu revigorada e energizada. “A ação nos lembrou que também precisamos de atenção, pois cuidamos dos outros e acabamos nos esquecendo de nós. Se tirássemos um tempinho para a gente, não teríamos as tensões do dia a dia”, diz.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra funcionárias do Hospital de Clínicas de São Sebastião recebendo cuidados oferecidos pelas doulas voluntárias do Centro Gestacional Harmonia pela Vida. Fim da descrição.

31 visualizações0 comentário