top of page

Funcionárias do Hospital de Clínicas têm dia especial de cuidados proporcionados por doulas


Nesta terça-feira (8), data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, as funcionárias do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) receberam cuidados oferecidos pelas doulas voluntárias do Centro Gestacional Harmonia pela Vida.

Das 8h30 às 15h30, a sala onde funciona o Núcleo de Educação Permanente Humanizada (NEPH) foi transformada em um espaço de acolhimento e relaxamento, onde as funcionárias do HCSS puderam receber Quick massagem (cadeira), massagem corporal (maca), massagem nos pés e escalda pés relaxante, Reiki e consulta de aromaterapia e sinergia personalizada com cremes e óleos essenciais.


Participaram da ação doze voluntárias, entre doulas e terapeutas, que atenderam 33 funcionárias do HCSS.


A atividade, segundo a Enfermeira Obstetra e Doula Carla Bruço, teve como objetivo proporcionar cuidados a quem cuida. “No Dia da Mulher, quisemos presenteá-las com as práticas integrativas e complementares do SUS, promovendo o bem-estar das mulheres que tanto se dedicaram à população e aos pacientes durante a pandemia”, diz.


As práticas integrativas são realizadas há dois anos no Centro Gestacional, por 50 doulas voluntárias formadas pelo curso de Doulas do SUS, oferecendo benefícios para mães, filhos e sociedade. “Todos temos momentos de esgotamento mental, físico e emocional, e precisamos parar, nos cuidar. A mulher se doa muito, é consumida pela rotina, e quando percebe, está esgotada, e precisa ser acolhida”, diz Carla.


Uma das coordenadoras da ação, a enfermeira do NEPH, Darlete da Cruz Souza, recebeu as práticas de Reiki e escalda pés e achou a experiência maravilhosa. “Senti alívio, leveza e alegria. Não paramos em nosso dia a dia para autocuidado, e em pouco tempo nos traz tantos benefícios, bem-estar”, conta.

A técnica de enfermagem Janaína Garbin recebeu massagem relaxante e Reiki e se sentiu revigorada e energizada. “A ação nos lembrou que também precisamos de atenção, pois cuidamos dos outros e acabamos nos esquecendo de nós. Se tirássemos um tempinho para a gente, não teríamos as tensões do dia a dia”, diz.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra funcionárias do Hospital de Clínicas de São Sebastião recebendo cuidados oferecidos pelas doulas voluntárias do Centro Gestacional Harmonia pela Vida. Fim da descrição.

41 visualizações0 comentário
bottom of page