Hospital de Clínicas retoma visitas e acompanhamento de pacientes, com restrições


O Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) retoma, a partir desta terça-feira (15), o fluxo de visitas e acompanhamentos de pacientes, com limitações específicas a cada setor. A reabertura gradual é possível devido à redução no número de casos de Covid-19 atendidos pela instituição e à queda nas taxas de absenteísmo de funcionários.

Os detalhes da retomada foram acertados em reuniões entre a direção técnica e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do hospital, realizadas sexta-feira (11) e esta manhã (14).

Seguem as recomendações para cada setor:


- Maternidade e pediatria:

  • Liberada a presença de um acompanhante, sem visitas;

  • A troca de acompanhante pode ser feita desde que dentro dos seguintes horários: das 8h às 8h30, das 13h às 13h30 e às 20h;

  • Se a parturiente desejar que uma doula a acompanhe durante o trabalho de parto, o acompanhante deverá se retirar e aguardar na recepção.

- Clínica médica e cirúrgica:

  • Permitida a entrada de um visitante das 14h às 15h.

- Unidade de Terapia Intensiva (UTI):

  • Permitido um visitante das 13h às 13h30 e das 19h30 às 20h.

- Setor destinado a pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19:

  • Permitida a entrada de um visitante das 14h às 15h.

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA):

  • Permitido acompanhante para pacientes menores de 17 anos e maiores de 60 anos.

É obrigatório, tanto para visitantes quanto para acompanhantes, seguir as recomendações:

  • Ter recebido, ao menos, duas doses de vacina contra a Covid-19 e apresentar comprovante de vacinação;

  • Utilização de máscara, constante higienização das mãos com álcool em gel e uso de avental descartável na UTI e setor exclusivo à observação/tratamento de Covid-19;

  • Não será permitida entrada de visitante ou acompanhante com sintomas gripais;

  • Visitantes e acompanhantes deverão permanecer ao lado do paciente, não podendo circular pelo hospital ou ter contato com outro paciente.

A instituição não recomenda que o acompanhamento de pacientes seja feito por gestantes, idosos acima de 65 anos, crianças e pacientes imunossuprimidos. Recomenda, ainda, que se evite a rotatividade de visitantes, e que o contato com pacientes durante o período de internação ocorra por meios virtuais.

A direção técnica do HCSS pede às Pastorais Hospitalares que entrem em contato por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), por meio do telefone (12) 3893-3200, para retomada dos trabalhos.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra reuniões entre a direção técnica e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) sobre a retomada gradual de visitas e acompanhamento de pacientes. Fim da descrição.

67 visualizações0 comentário