Reunião realizada para alinhamento do plano de contingência da Dengue e Chikungunya



Hospital de Clínicas (HCSS), Hospital da Costa Sul (HCCS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) participam de reunião promovida pela Prefeitura para alinhamento do plano de contingência da Dengue e Chikungunya.


O Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), Hospital de Clínicas Costa Sul (HCCS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) participaram nesta quinta-feira (17) de uma reunião promovida pela Secretaria de Saúde (SESAU), através da Vigilância Epidemiológica, tendo como pauta principal o alinhamento do Plano de Contingência de Arboviroses Urbanas.

Foram discutidos os fluxos das portas de entrada de pacientes e as estratégias para o enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, em especial Dengue e Chikungunya. Há grande preocupação por estarmos no período sazonal de transmissão e essas doenças apresentarem um número expressivo de casos em 2022 em todo o Estado de São Paulo.


Este ano, foram notificados 434 casos de dengue entre residentes de São Sebastião, sendo 67 positivos. A maioria dos casos está localizada na região sul do município, com destaque para Barra do Sahy, com 13 casos positivos, e Boiçucanga, com 11 casos. Também foram notificados dois casos de Chikungunya, sendo um confirmado; e um caso de Zika, ainda sem confirmação.


A Vigilância Epidemiológica alertou os profissionais da saúde para que se mantenham sensíveis à notificação de todos os casos suspeitos de arboviroses, a fim de que os gestores de saúde fiquem cientes da ocorrência das doenças no seu território e população, embasando a tomada de decisões.


Foi recomendado, também, aos profissionais para que investiguem os antecedentes epidemiológicos do paciente, como histórico de viagens a locais onde há transmissão de arboviroses, e exposição a situações de risco, como contato com o vetor ou conhecimento de ocorrência de outros casos da doença na área da residência, trabalho ou estudo do paciente.


Outra orientação foi para que iniciem o tratamento precocemente a fim de garantir medidas de conforto e contenção da transmissão viral no município.

Representando o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), Hospital de Clínicas Costa Sul (HCCS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), participaram membros técnicos de todas as unidades, dentre eles, Mousar Henrique Drobinich Nunes (Gerente De Enfermagem – HCSS), Elida Ferreira Alvarez (Gerente de Enfermagem – UPA), Lourdes Santos Chaves (Enfermagem - HCCS), Ramon Ramos (Diretor Técnico HCCS) e Juan Lambert (Coordenador Médico – UPA).


#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra reunião entre Prefeitura e hospitais para alinhamento do Plano de Contingência de Arboviroses Urbanas. Fim da descrição.

23 visualizações0 comentário