HCSS | Hospital de Clínicas de São Sebastião
Cuidados Paliativos
O que são Cuidados Paliativos?
O que são Cuidados Paliativos?

A partir da definição trazida pela Organização Mundial da Saúde- OMS, atualizada em 2002, o Cuidado Paliativo é uma abordagem multidisciplinar que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, em situações que ameaçam a continuidade de sua vida, através de prevenções e alívios do sofrimento, na avaliação e tratamento da dor, entre outros problemas que englobam a natureza física, psicossocial e espiritual deste indivíduo (OMS, 2002).

Para que serve este Comitê?
Para que serve este Comitê?

O comitê de Cuidados Paliativos do HCSS, tem como objetivo estruturar e assessorar os Serviços de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar no que diz respeito ao tratamento de pacientes terminais ou com doença ameaçadora à vida, prevenindo reincidências hospitalares e promovendo o atendimento integral e humanizado aos usuários destes serviços e seus familiares.

Quando ele poderá ser acionado?
Quando ele poderá ser acionado?

Este Comitê poderá ser acionado por qualquer membro de equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas de São Sebastião, UPA ou HCCS, assim que, em prontuário deste paciente constar a descrição clara de médico que o acompanha o prognóstico de "Paliativo ou Reservado" ou nas circunstâncias em que a doença ali assistida poderá ser elegível ao prognóstico reservado diante vida.

Quem devo contatar para iniciar estes cuidados?
Quem devo contatar para iniciar estes cuidados?

Contato via telefone SACH e e-mail. Assim também, qualquer membro desta comissão que o fizer.

Link da portaria para ser acessado
Link da Portaria:

A portaria oficial pode ser acessada clicando aqui.

MITOS E VERDADES

  1. CUIDADOS PALIATIVOS SERVE SÓ PARA FIM DE VIDA?

    MITO. Cuidados paliativos engloba toda e qualquer situação em que a doença ameace a vida ou a qualidade desta, oferta suporte e garante acolhimento em todos estágios e angústias vivenciadas.

  2. EU ASSINAREI O ATESTADO DE MORTE DO MEU FAMILIAR?

    MITO. O documento viabiliza a comunicação digna e os cuidados no sofrimento da doença, os desejos de cada indivíduo e a garantia de informação dos prognósticos de seu familiar.

  3. POSSO FALAR DE RELIGIÃO E O SIGNIFICADO DA MORTE PARA MINHA FAMÍLIA?

    VERDADE. Um nos pilares dos cuidados paliativos é a espiritualidade. É a partir dela que conhecemos a história individual de cada usuário dos serviços e proporcionamos conforto e sentido à sua vida e sofrimento.